A amizade que mudou a política de Sumaré


AMIZADE | Dirceu Dalben (à esq.) e o sogro e amigo Alfredo Ruzza (à dir), em foto antiga

O sobrenome Dalben é sinônimo de política em Sumaré. A primeira vez que um Dalben ocupou cargo público na cidade foi com a eleição para vereador de Antônio Dirceu Dalben, em 1992, que depois seria prefeito por dois mandatos. Depois dele, seu filho Luiz Alfredo Dalben foi eleito vice-prefeito em 2013 e prefeito em 2016. Porém, o início da trajetória política de Dirceu só foi possível graças a outro sobrenome, Ruzza.
Nascido em Campinas, Dirceu se mudou para o bairro Matão, em Sumaré, em 1981. Aos 22 anos, ele montou uma pequena farmácia na cidade, após aprender o ofício na cidade vizinha.
De frente com a farmácia, havia um depósito de materiais de construção que pertencia a Alfredo Ruzza. A amizade entre eles surgiu, cresceu e virou família, já que Dirceu se casou com a filha de Alfredo, Mara.
Além de uma nova família, Ruzza também passou para Dirceu o gosto pela política. "Foi através da amizade com ele que tomei gosto mesmo. Ele era muito requisitado na região, uma pessoa que os moradores procuravam para reclamar de alguma situação, de problema no asfalto. Eram as máquinas do depósito dele que arrumavam as ruas do Matão", contou Dirceu.
Em 1988, Ruzza foi eleito vereador. Porém, não concorreu à reeleição no pleito seguinte. Decidiu apadrinhar Dirceu na vida política e lançá-lo como candidato. O resultado foi Dalben eleito o vereador mais votado do Matão e o terceiro mais votado da cidade.
"Eu sempre acompanhava o Ruzza nos trabalhos, e ele dizia que eu tinha mais jeito para lidar com as pessoas, que ele era mais estourado (risos). Até que ele disse que achava que eu seria um melhor candidato", afirmou Dalben.
Depois do mandato de vereador, Dirceu se elegeu prefeito em 1996 e foi reeleito para o cargo máximo do Executivo em 2000. Em 2012, foi eleito vereador e, em 2016, reeleito, porém sua candidatura foi indeferida e agora ele aguarda recurso para saber se poderá assumir o cargo.
Há 24 anos na política, Dirceu viu o filho, nascido e criado no Matão, assumir o posto de prefeito. "É um orgulho muito grande, até difícil de expressar de tanta realização. Por tudo que passei, dificuldades, perseguição política. (...) Fico muito feliz por ter sobrevivido a tudo isso e agora poder ver meu filho prefeito. O Luiz virou homem, cresceu e eu às vezes não consegui acompanhar direito a infância dele porque estava trabalhando na prefeitura. Não tive muito tempo de brincar de bola com ele. Agora estou brincando com ele de resolver pepinos aqui (na prefeitura)", conta Dirceu.
FONTE: JORNAL TODO DIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arena Atacado chega ao bairro Matão em Sumaré - Inauguração da Loja do Bairro Matão, em Sumaré, nesta sexta-feira Dia 05-02-2015.

Lojas CEM no Bairro Matão em frente ao Good Bom

Incêndio atinge transportadora no Picerno, em Sumaré. Bombeiros de várias cidades da região dão apoio para combater o fogo.