Truques para desembaciar o pára-brisa

Climas úmidos e frios assim como situações de calor extremo provocam reações atmosféricas em forma de embaçamento nos vidros, prejudicando a visão e, por consequência, um mau desempenho no trânsito, podendo ser inclusive, causador de acidentes. Carros ambaçados precisam de algumas ações para deixá-lo limpos e claros. 

Dependendo do clima e da temperatura, os vidros do carro sofrem algumas modificações em virtude do ar, ocorrendo umidade excessiva no para-brisa. Por mais que se tente limpá-lo com panos ou soluções a tendência é que fique mais embaciado ainda. Contudo há algumas dicas práticas que podem ser seguidas quando se precisa desembaciar o para-brisa. 

Em dias de clima excessivamente quente, temperatura alta, a temperatura do painel do automóvel pode chegar a 60°. A parte interna do carro pode ficar próxima dos 45°, quando em exposição ao sol. Nessa situação pode-se acionar o ar condicionado na vazão 3 ou colocar no frio máximo e dar algumas voltas de carro com os vidros abertos até que essa massa de ar quente deixe o carro. Depois basta fechar os vidros a fim de que a temperatura se regule ao ambiente e diminua. 

Já em dias de chuva em que a umidade impera e os vidros ficam muito embaçados, a recomendação é de que se direcione o fluxo de ar para o para-brisa, aumentando o ar e ligando o ar condicionado. Se estiver ficando muito frio no interior do veículo, é preciso acionar o ar quente que agirá concomitantemente com o ar quente. Agindo assim o ar sai morno e quente e desembaça o para-brisa rapidamente. Tanto ar quente quanto ar condicionado podem ser ligados juntos, pois ambos tem procedências diferentes. O ar quente usa o gás, retirando calor e umidade do ar e o ar condicionado usa água quente do motor para aquecer o ar e amenizar a temperatura.

É importante, para manter a segurança dos passageiros, manter a limpeza do para-brisa, a fim de facilitar a visão do motorista. Além disso, não é indicado tentar secar a umidade com panos de qualquer espécie ou até mesmo com a mão, exceto em momentos de muita urgência. Quando isso ocorre, ao invés de desembaciar o para-brisa, acaba-se por transformar a umidade em gotas que acabarão sujando os vidros. 
Para carros sem ar condicionado, existem alguns meios caseiros para resolver este tipo de problema.

Passar uma batata cortada ao meio pelo vidro, por dentro e por fora mantém a limpeza do vidro. Passar uma barra de sabão, deixando uma camada bem grossa e depois secando com pano absorvente também evita por um curto tempo que o vidro se embace. Também é possível produzir caseiramente um desembaçador utilizando água e vinagre, em quantidade menor que a de água, a metade mais especificamente. Após basta passar jornal umedecido nessa solução nos vidros, esfregando com forte e depois secar com pano. Para finalizar é possível comprar produtos que evitam a condensação de água, permitindo que o problema do vidro embaçado leve mais tempo para voltar. 

Ainda é possível também, para carros se ar condicionado, fazer uma solução de 100ml de álcool 96, 20 ml de detergente e 380 ml de água. Com esta solução pronta, pode-se passá-la nos vidros do veículo, esfregando jornal umedecido nesta solução. Pelo lado de fora é possível também passar um pouco dessa solução e ligar o esfregador para espalhar a mistura e dar o efeito limpo. Usando este método, o carro demorará a ficar embaçado.



Autor: Rosana Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arena Atacado chega ao bairro Matão em Sumaré - Inauguração da Loja do Bairro Matão, em Sumaré, nesta sexta-feira Dia 05-02-2015.

Lojas CEM no Bairro Matão em frente ao Good Bom